terça-feira, 12 de junho de 2012

Homenagem A Vó Maria- Matriarca da Praia Grande -Ilha do Mel

Maria de Paula Gonçalves “ Vó Maria “

 Vó Maria que morava no canto da Praia Grande ,quem diria tão pequena e brincalhona, hospitaleira e respeitável, nada temia ,fosse cobra, aranha ou assombração, disso não tinha medo, nem mesmo do homem matreiro, que com seu sorriso ligeiro, tentava faze-la de boba, querendo dar golpe morteiro .Seu coração devotado a Deus, em nenhum momento esqueceu da solidari...edade ou de orar pelos seus, a sua suplica foi ouvida e as preces atendidas.
De um tesouro da humanidade, ela foi guardiã, de uma terra sem ouro ela era xamã, representava o papel de uma moradora fiel, não querendo ir além daquilo que lhe convém. Dos versos que ela cantava, passava a sua mensagens, desde conselho singelos , e até muita sacanagem, o que faltava em estrutura, sobrava em simpatia, da praia ela acenava dizendo:- Tenha um bom dia. Quem passou pela praia grande na época da Vó Maria, vai reviver com certeza, um tempo em que a ilha do mel junto com seus moradores desfrutavam da simplicidade e pureza de morarem em um lugar único, onde os costumes eram simples, os olhares curiosos, as trilhas mais estreitas, onde o passado, futuro e presente se encontravam em um só momento, causando uma nostalgia impar, sem explicações diante das nossas expectativas, como se o tempo parasse e tudo não passasse de sonhos ou ilusão.
Encontrar com a Vó Maria dando bom dia, era um momento, que com certeza está gravado na memoria de muita gente, que por ela foram cumprimentadas e que ouviram de sua muitas historias por ela contadas, incluindo versos que ficaram para sempre em nossas vidas.


texto: Angela Gonçalves
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário